Nota bio-bibliográfica
Nota biográfica
Francisco de Seabra Cardoso nasceu em Viseu a 22 de Novembro de 1939.
Ali, foi criança de casa e quintal, com jardim, pessegueiro (plantado no dia do seu nascimento) e cerejeira de resina rosa.
Ali, também, foi forçado a sair do casulo para enfrentar o mundo exterior, primeiro, escola e, depois, liceu.
Dali, partiu para Lisboa a fim de prosseguir os seus estudos, agora superiores, na Universidade Clássica pela qual se licenciou en Filosofia.
Em 1964, encenou na “Casa da Comédia” duas peças da sua autoria (“As Avestruzes” e “A Reconstituição” ) com os actores Isabel Ruth, Manuela de Freitas, João d’Ávila e Norberto Barroca.
Cerca de dois anos depois, subsidiado pela Fundação C. Gulbenkian, dirigiu o Grupo de Teatro da Associação Académica do Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina, ao mesmo tempo que ministrava um curso de Estética Teatral. Como encenador, pôs em cena dois “divertimentos teatrais” (“E Chove” e “O Poker”) e uma versão para dois actores masculinos de “As Avestruzes” (que, na versão original, era para uma actriz e um actor).
Também em Lisboa, leccionou Filosofia durante vários anos mas, como em quase tudo, sem rigorosa continuidade: “demorou” em Londres três anos e seis anos no Brasil, nomeadamente em Parati – ou “Paratiso”.
Actualmente, aposentado da função pública (como professor), “demora” em Lisboa, repartindo o seu “passatempo” por audição de música, leitura e preparação da publicação da sua poesia.
...Até que chegue o tempo de “morar”
Cinzas no mar.
-------------------------------------------------------------
nota bibliográfica
Obras Publicadas:
Instantâneos 1 (Chiado Editora, 2009)
Instantâneos 2 (Areias do Tempo, 2010)
Instantâneos 3 seguido de Historias de Budas (Areias do Tempo, 2010)
Regresso a Poente (Areias do Tempo, 2011)
Obras a publicar:
Fragmentos do Caderno Diário da Palavra
Poemas Prosopoemas Filosofemas
Ultimato